Sociedade
Covid-19: em meio a alta nos números, governo de SP prorroga quarentena
Medida foi oficializada nesta terça-feira 17 e vale até o dia 16 de dezembro


O governo de São Paulo oficializou nesta terça-feira 17 a prorrogação da quarentena no estado até o dia 16 de dezembro. A medida foi publicada no Diário Oficial.
Na segunda-feira 16, o governador João Doria (PSDB) admitiu o aumento no número de internações por Covid-19 em São Paulo. Por isso, decidiu adiar a reclassificação do Plano São Paulo, conjunto de medidas adotadas para controlar a disseminação do novo coronavírus.
“Pelos indicadores disponíveis, a maioria (das regiões do estado) seria promovida para a fase verde. Porém, indicadores de leitos de UTI e internações, sob responsabilidade do governo de São Paulo, cresceram em relação à semana anterior. O momento requer precaução para uma análise mais completa. Cautela e cuidado”, afirmou o governador.
Na última semana epidemiológica – do dia 8 ao dia 14 de novembro – as internações por casos suspeitos e confirmados de Covid-19 subiram 18% em relação à semana anterior. A média diária de internações saltou de 859 para 1.009.
Na segunda 16, o estado de São Paulo atingiu a marca de 40.576 mortes e 1.169.377 casos confirmados da Covid-19 desde o princípio da pandemia. No anúncio dos dados, o secretário de saúde estadual, Jean Gorinchteyn, alertou que o estado pode impor novas medidas de restrição se os dados relacionados à doença não pararem de crescer.
“Se nós tivermos índices aumentados, seguramente, medidas muito mais austeras e restritivas serão realizadas no sentido de continuarmos a garantir vidas. É assim que o faremos”, afirmou.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.