Sociedade
Correios iniciam nesta sexta o atendimento aos afetados pela fraude no INSS
Nas agências, os beneficiários poderão, pessoalmente, consultar, contestar e acompanhar a análise de descontos indevidos


Os Correios iniciam nesta sexta-feira 30 o atendimento presencial de beneficiários do INSS que pretendem consultar informações sobre a fraude nas aposentadorias.
Nas agências, afetados pelos descontos ilegais poderão consultar, contestar e acompanhar a análise do reembolso dos valores. A ideia é oferecer mais um canal de atendimento às vítimas, além dos meios digitais e telefônicos já ofertados nas últimas semanas.
“Essa parceria reforça a vocação social dos Correios, que, com sua capilaridade, infraestrutura pública instalada e equipes preparadas, atuam como braço do governo federal a serviço da população. Estamos prontos para oferecer soluções que levem segurança, dignidade e acesso aos direitos fundamentais para todos, especialmente aqueles que mais precisam”, afirmou o presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos.
Serão, ao todo, mais de 5 mil agências próprias habilitadas em todos os estados para fazer o atendimento. Para regiões ainda não atendidas pelas agências habilitadas, estão sendo planejadas ações itinerantes e mutirões de atendimento, com o objetivo de garantir a universalização do serviço. A lista completa das unidades habilitadas para o atendimento está disponível no site dos Correios.
O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, destacou que a medida visa garantir que nenhum cidadão fique sem acesso ao direito de contestar descontos indevidos. “Estamos ampliando o acesso, reduzindo barreiras e oferecendo um caminho mais direto para resolver o problema dos descontos indevidos que lesou aposentadas e aposentados brasileiros”.
O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, por sua vez, disse que a parceria faz parte do esforço concentrado do governo para atender aposentados e pensionistas lesados pela fraude dos descontos.
“Os Correios se somam nesse grande compromisso do governo para que nenhum aposentado fique no prejuízo. Vamos ampliar o atendimento, fazer um atendimento olho no olho e alcançar aqueles que são mais vulneráveis, que não têm acesso à tecnologia ou que, por outro motivo, queira receber o auxílio presencial”.
(Com informações de Agência Brasil)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Fux dá 15 dias para AGU se manifestar sobre tentativa de obrigar Motta a criar CPI do INSS
Por CartaCapital
Descontos indevidos do INSS serão ressarcidos até 31 de dezembro
Por Agência Brasil
A estimativa de Haddad sobre os valores que serão devolvidos a vítimas de fraudes no INSS
Por CartaCapital