Sociedade
Contra privatizações, metroviários e ferroviários aprovam greve conjunta em SP
Movimento está marcado para a próxima terça-feira 28


Os sindicatos que representam os trabalhadores metroviários, ferroviários e da Sabesp anunciaram nesta quinta-feira 23 a aprovação de uma greve conjunta para a próxima terça-feira 28.
O movimento é contra as articulações do governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) para a privatização das três empresas (CPTM, Metrô e Sabesp).
Segundo os servidores, a greve unificada além da participação de trabalhadores da CPTM, Sabesp e Metrô, também integram o movimento professores, profissionais da saúde e da Fundação Casa.
Camila Lisboa, presidenta do Sindicato dos Metroviários de SP, explica que Tarcísio acelerou o processo de privatização em diversos serviços públicos. “No Metrô e na Fundação [Casa], através dos editais de terceirização; na Sabesp, com envio do PL que tramita em caráter de urgência na Alesp”, disse.
O sindicato que representa os trabalhadores da CPTM pede ainda a realização de um plebiscito para consultar a população sobre as privatizações. O movimento reivindica também a revogação de demissões por aposentadoria e outros desligamentos feitos em 2019.
Assim como na primeira paralisação, no dia 3 de outubro, os sindicatos do Metrô e da CPTM afirmam que podem trabalhar normalmente no dia da greve caso o governo do estado não cobre passagem da população.
A paralisação não deve afetar as linhas já privatizadas do metrô (4-amarela e 5-rubi) e de trens metropolitanos (8-diamente e 9-esmeralda).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Comissões da Alesp dão aval e privatização da Sabesp avança a toque de caixa
Por Wendal Carmo
Privatiza que melhora? Enel e Via Mobilidade alertam para riscos da privatização da Sabesp
Por Orlando Silva