Sociedade
Confronto entre garimpeiros e PRF termina com 5 mortos em Mato Grosso
Agentes apreenderam um fuzil, uma submetralhadora, duas pistolas, uma espingarda calibre 12, carregadores e munição


Um confronto na Terra Indígena Sararé, em Pontes e Lacerda, em Mato Grosso, que começou na madrugada deste sábado 28, terminou com um saldo de cinco mortos.
Durante uma fiscalização na área tomada pelo garimpo ilegal, seguranças dos garimpeiros trocaram tiros com agentes da Polícia Rodoviária Federal que acompanhavam os fiscais do Ibama. No local foram apreendidos um fuzil, uma submetralhadora, duas pistolas, uma espingarda calibre 12, mais carregadores e munição.
As cinco vítimas eram ligadas aos garimpeiros. Nenhum policial ou fiscal ficou ferido. Além dos armamentos apreendidos pela PRF, o Ibama destruiu 30 escavadeiras, 22 caminhonetes, dois caminhões, uma pá-carregadeira, seis motocicletas, cerca de cinco mil litros de combustíveis, motores e equipamentos para 25 acampamentos.
Há cinco dias, uma chacina resultou na morte de quatro pessoas na mesma Terra Indígena de Sararé, também em uma área ocupada pelo garimpo clandestino. Entre as vítimas, um homem de 33 anos e a esposa dele, de 20.
Uma das regiões mais atingidas pelo garimpo ilegal, a TI Sararé tem 67 mil hectares, habitada por vários grupos Nambiquaras.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Governo tem ‘compromisso moral’ de acabar com garimpo ilegal na Amazônia, diz Lula
Por CartaCapital
Elon Musk: Governo apreende 50 antenas Starlink em garimpos ilegais na terra Yanomami
Por Agência Pública