Saúde

Com abertura de comércio e shoppings, São Paulo tem ruas cheias e aglomerações

Imagens mostram que principais centros comerciais da capital ficaram lotados de clientes. Estado registrou recorde de mortes por covid-19

(Foto: Reprodução/TV Globo)
Apoie Siga-nos no

A reabertura de shoppings e do comércio de rua em São Paulo gerou aglomerações e filas na manhã desta quinta-feira 11, conforme registrado por imagens ao vivo.

As cenas contrariam as orientações de distanciamento social para frear o contágio por coronavírus e acontecem mesmo com o recorde de mortes em decorrência da covid-19 registrado na quarta-feira 10, com 340 óbitos confirmados em 24h.

Uma imagem captada ao vivo pela Rede Globo mostra movimentação intensa de pessoas na região do Brás, que desde ontem está movimentada após a autorização da abertura do comércio de rua.

 

Segundo as orientações da Prefeitura, tanto as lojas de rua como os shoppings deverão respeitar o limite de funcionamento máximo de quatro horas por dia – para as lojas, o horário recomendado foi das 11h às 15h; para os shoppings, entre as 6h e 10h ou entre 16h e 20h.

(Foto: Reprodução/TV Globo)

(Foto: Reprodução/TV Globo)

(Foto: Reprodução/TV Globo)

As medidas foram elaboradas para evitar sobrecargas no sistema de transporte público da cidade, e o uso de máscaras e fornecimento de álcool gel é obrigatório. Além disso, os shoppings precisam controlar o acesso por meio de filas e podem ter lotação de 20% do usual, com aferimento de temperatura dos clientes e demarcação de distância entre eles marcadas no chão.

Segundo os relatos da região, há muitos comerciantes que foram às lojas para comprarem mercadoria para as próprias lojas. Nas filas, também era possível encontrar pessoas de outros estados, que costumavam realizar as compras na região central da cidade antes da pandemia fechar o comércio por mais de 80 dias.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo