Sociedade

Coca-Cola: “Refrigerante pode fazer parte de um estilo de vida saudável”

Em resposta a colunista de CartaCapital, empresa contesta informação sobre quantidade de açúcar em bebida. Leia a íntegra da nota enviada à redação

Reprodução do artigo de Paulo Yokota sobre refrigerantes
Apoie Siga-nos no

Em resposta ao artigo “A lamentável comercialização de refrigerantes”, assinado pelo colunista Paulo Yokota, a Coca-Cola enviou uma carta à redação afirmando que, diferentemente do informado no texto, a quantidade de açúcar presente em uma lata da bebida “não excede o limite de 10% de ingestão diária de calorias”. Segundo a fabricante, o refrigerante pode fazer parte de um estilo de vida saudável, por meio de uma dieta balanceada combinada com a prática de atividades físicas regular. Confira a íntegra da nota:

 

De acordo com a recomendação em vigor da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre o consumo de açúcar, a quantidade do ingrediente presente em uma lata de Coca-Cola não excede o limite de 10% de ingestão diária de calorias – ao contrário do que afirma o colunista. Por isso, o refrigerante pode fazer parte de um estilo de vida saudável, por meio de uma dieta balanceada combinada com a prática de atividades físicas regular.

A Coca-Cola Brasil tem o compromisso de oferecer bebidas para cada estilo de vida e diferentes ocasiões de consumo. Nosso portfólio apresenta mais de 125 produtos em sete segmentos. Além de refrigerantes, a Coca-Cola Brasil produz água mineral, chás, bebidas de frutas e néctares, isotônicos, energéticos e lácteos, sendo 58% nas versões de baixa ou sem calorias, e é líder na maioria dessas categorias.

Com o objetivo de ampliar essas opções, a empresa lançou no ano passado o Del Valle Reserva Açaí+Banana – que traz os benefícios nutricionais do açaí e a polpa da banana adoça naturalmente a bebida, reduzindo a adição de açúcar. O lançamento do produto está diretamente vinculado ao Coletivo Floresta, um programa de valor compartilhado que promove o desenvolvimento da cadeia de valor do açaí coletado por comunidades extrativistas do Amazonas.

A Coca-Cola é patrocinadora da Copa do Mundo da FIFA™ e dos Jogos Olímpicos, com o objetivo de incentivar a prática de atividades físicas – ambos os eventos são mobilizadores do grande público e criam motivação para pessoas buscarem um a vida mais ativa. Além disso, patrocina e organiza mais de 400 eventos esportivos no país, além da Copa Coca-Cola, uma competição de futebol em comunidades de todo o país, que conta com a participação de 9 mil jovens de 13 a 15 anos.

Com relação ao comentário sobre o aspartame, é importante ressaltar que a European Food Safety Authority (EFSA), órgão regulador de alimentos e bebidas da Europa, revisou todos os dados científicos disponíveis sobre a substância e publicou parecer reafirmando sua segurança.


Comentário do colunista Paulo Yokota: A matéria utiliza informações de um artigo do Wall Street Journal publicado em português no jornal Valor Econômico no último dia 10 de abril. A diversificação de produtos dessa empresa e seus aperfeiçoamentos indicam o acerto das informações.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo