Sociedade

Cidade de São Paulo tem aumento de homicídios, latrocínios e estupros

A capital paulista vai contra os índices do Estado que tiveram melhoras em janeiro deste ano, em comparação com mesmo período do ano passado

Cidade de São Paulo tem aumento de homicídios, latrocínios e estupros
Cidade de São Paulo tem aumento de homicídios, latrocínios e estupros
Créditos: EBC
Apoie Siga-nos no

Dados da violência divulgados na segunda-feira 24 pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) mostram que a A cidade de São Paulo registrou aumento no número de casos de homicídio, latrocínio (roubo seguido de morte) e estupros em janeiro de 2020 em comparação com o mesmo mês do ano passado.

O aumento mais expressivo foi em relação aos latrocínios, que tiveram alta de 33,3%, se comparados os 8 casos registrados no município em janeiro de 2020, contra 6 em janeiro de 2019. Os homicídios dolosos tiveram alta de 21,8%, com 67 casos de homicídio na capital paulista em janeiro de 2020, ante 55 registros em janeiro de 2019.

 

Em relação aos estupros, a elevação foi de 13,3% em janeiro, se comparado os 238 casos em 2020 com os 210 registrados em 2019.

Os registros de roubo em geral aumentaram 23,2% na cidade de São Paulo – 10.980 boletins de ocorrência em janeiro de 2019 contra 13.535 casos em janeiro deste ano. Os casos de furto em geral subiram 7,66%, passando de 17.270 para 18.593.

A capital paulista vai contra os índices do Estado, que registraram melhoras nos registros de homicídio e estupro, e leve aumento nos casos de latrocínio.

Em janeiro de 2019, o estado somou 270 casos de homicídio doloso, quando há intenção de matar. No mês passado, os casos caíram para 263, uma queda de 2,5%.

Os casos de estupro passaram de 1.071 registros em janeiro do ano passado para 1.066 em janeiro de 2020, uma redução de 0,46%.

Já os casos de latrocínio no estado acompanharam a tendência de elevação da capital, e subiram de 17 para 18 casos entre janeiro de 2019 e janeiro de 2020.

A quantidade de boletins de ocorrência que registraram roubos aumentaram 14,2% no estado, e os casos de furtos em geral caíram 3%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo