Sociedade

Ciclone no Sul provoca queda de energia, deixa feridos e causa uma morte

Novos alertas foram emitidos pela Defesa Civil e pelo Inmet em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul

Ciclone atinge cidades no interior do Rio Grande do Sul. Reprodução/ redes sociais
Apoie Siga-nos no

Um ciclone extratropical atinge o Rio Grande do Sul deste a quarta-feira. Grande parte do território enfrenta chuva intensa e, nesta quinta-feira 13, rajadas de vento com até 100 km/h. A Defesa Civil do estado divulgou um novo alerta à população, principalmente da região metropolitana, para desabamento de árvores, desabastecimento elétrico e para que os cidadãos se mantenham abrigados.

O fenômeno ocorre após uma zona de baixa pressão atmosférica se formar entre a província de Corrientes, na Argentina, e o sul do Paraguai. Desde então a massa de ar tem se deslocado e ganhado força, com o provável epicentro nesta quinta-feira. O ciclone deve atingir o litoral sul e norte durante esta manhã enquanto se dirige ao oceano Atlântico.

O Inmet emitiu um alerta vermelho para os possíveis riscos gerados no estado e em Santa Catarina. Permanecem na zona vermelha de alto risco as regiões Sudoeste, Central e Litorais Sul. Está prevista a ressaca com ondas de até 4,5m de altura em toda a costa gaúcha.

O estado deverá ser atingido por chuvas correspondentes a todo o volume previsto no mês durante esta semana, o que acende o alerta para enchentes. As rajadas de ventos mais fortes foram registradas durante esta madrugada, momento em que o ciclone tomava forma.

Após a saída do ciclone da região, a previsão é de que a sexta-feira seja nebulosa e que anteceda um fim de semana com clima seco e baixas mais inclinadas de temperatura em toda a região.

Ciclone deixa sete feridos e uma pessoa morta no RS

Uma pessoa morreu na manhã desta quinta-feira pela queda de uma árvore, provocada pelos fortes ventos, em cima da residência. Os bombeiros informaram ainda que sete pessoas ficaram feridas no município de Sede Nova, no Noroeste Gaúcho.

De acordo com a Defesa Civil do estado, ao menos 47 municípios já contabilizam prejuízos com enchentes e desabastecimento. Cerca de 468 mil moradores do estado permanecem sem luz. Ao menos doze rodovias sofrem algum tipo de bloqueio.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo