Sociedade
Ciclone-bomba deve se formar na próxima semana e ampliar volume de chuvas no Brasil
O fenômeno se dá na sequência de uma semana com tempo instável em boa parte do País


Meteorologistas alertam, nesta sexta-feira 8, para a possível formação de um ciclone-bomba no Oceano Atlântico na próxima semana. O fenômeno se caracteriza quando uma área de baixa pressão (no caso, um ciclone extratropical) ganha força muito rápido.
A previsão é a de que o ciclone não passe exatamente pelo Brasil, ainda assim, o fenômeno deve contribuir de forma significativa para o aumento da intensidade dos ventos no Sul. Ele também apontado como o responsável por trazer tempestades para a região. Os volumes de chuvas tendem a ser expressivos.
A formação do ciclone se dá na sequência de uma semana com tempo instável em boa parte do País. Segundo o Climatempo, uma frente fria deve ser formar no Sudeste ainda nesta sexta-feira 8 e canalizar umidade da Amazônia.
Com isso, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), boa parte de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, leste de Minas Gerais, todos os estados do Centro-oeste, Rondônia, sul do Amazonas, sul do Pará e Tocantins têm risco de temporais nos próximos dias.
Nessas regiões, os acumulados podem chegar a 100 milímetros por dia, com ventos intensos, de até 100 km/h.
A frente fria deve se formar nesta sexta em São Paulo e já avançar para os demais estados do Sudeste no sábado 9. A previsão é a de que o fim de semana seja de temporais também no Rio de Janeiro, no Espírito Santo, em Minas Gerais e também em Goiás, Distrito Federal, Tocantins e Rondônia.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Governo começa operação para retirar garimpeiros da Terra Indígena Munduruku
Por CartaCapital
AGU vai à Justiça contra a Enel e cobra indenização de R$ 260 milhões por apagão em SP
Por CartaCapital
Quase 16,4 milhões de pessoas moram em favelas no Brasil, revela Censo
Por Agência Brasil