Sociedade
Brasília confirma caso de gripe aviária em zoológico
Um pato e um pombo morreram no local na última semana com suspeita da doença


O governo do Distrito Federal confirmou na terça-feira 3 um caso de gripe aviária no zoológico de Brasília, fechado na semana passada após as mortes de duas aves silvestres em um momento de surto da doença.
O Brasil, maior exportador mundial de carne de frango, suspendeu os envios do produto para 24 países devido a um surto de gripe aviária que começou em meados de maio.
O zoológico da capital suspendeu a presença do público em 28 de maio, depois que um pombo e um pato foram encontrados mortos em suas instalações e considerados “casos suspeitos” da doença.
As mostras confirmaram que “foi detectado um caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP)” no zoológico de Brasília, informou a secretaria de Agricultura do Distrito Federal.
“Com a confirmação do foco, conforme tratativas junto a Coordenação do Programa Nacional de Sanidade Avícola do Ministério da Agricultura e Pecuária, será mantida a interdição do zoológico até o dia 12 de junho, caso não ocorra novos casos no local”, acrescentou a secretaria.
Cinco focos de gripe aviária foram detectados no país nas últimas semanas, segundo o Ministério da Agricultura. O primeiro caso foi registrado em 16 de maio em uma fazenda no estado do Rio Grande do Sul.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Gripe aviária: Fávaro diz que a população pode consumir frango e ovos; pasta investiga 11 casos
Por Vinícius Nunes
Minas Gerais decreta emergência sanitária animal por gripe aviária
Por Carta Capital