Sociedade
Brasileiros apontam os principais problemas do País em nova pesquisa AtlasIntel; veja a lista
Corrupção e criminalidade lideram a pesquisa em situação de ’empate técnico’
A corrupção e a criminalidade são os maiores problemas do Brasil na atualidade, segundo pesquisa de opinião divulgada nesta quinta-feira 31 pelo instituto AtlasIntel, que mostra que essas duas respostas levam larga vantagem para os demais problemas.
Para 54,8% dos participantes, a corrupção é uma das coisas que mais preocupam. Já “criminalidade e tráfico de drogas”, como apresentado na pesquisa, foi resposta citada por 54,1%. Isso mostra que as duas questões lideram a preocupação dos brasileiros em situação de “empate técnico”, já que a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Cada pessoa que respondeu à pesquisa pôde citar mais de um problema, e por isso a soma dos percentuais é superior a 100%.
Seguindo a lista, “degradação do meio ambiente e aquecimento global” foi um problema apontado entre os mais preocupantes por 31,9% das pessoas. Em seguida vieram “pobreza, desemprego e desigualdade social” (16,8%); “extremismo e polarização política” (16,3%); “economia e inflação” (15,4%); “enfraquecimento da democracia” (15%); “mau funcionamento da Justiça” (14,7%) e “conservadorismo” (12,5%).

A pesquisa contou com respostas de 2.371 pessoas, que responderam questionários online entre os dias 10 e 14 de outubro.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.



