Sociedade

Brasileiros apontam os principais problemas do País em nova pesquisa AtlasIntel; veja a lista

Corrupção e criminalidade lideram a pesquisa em situação de ’empate técnico’

Brasileiros apontam os principais problemas do País em nova pesquisa AtlasIntel; veja a lista
Brasileiros apontam os principais problemas do País em nova pesquisa AtlasIntel; veja a lista
Movimentação de pessoas nas ruas do centro de SP. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A corrupção e a criminalidade são os maiores problemas do Brasil na atualidade, segundo pesquisa de opinião divulgada nesta quinta-feira 31 pelo instituto AtlasIntel, que mostra que essas duas respostas levam larga vantagem para os demais problemas.

Para 54,8% dos participantes, a corrupção é uma das coisas que mais preocupam. Já “criminalidade e tráfico de drogas”, como apresentado na pesquisa, foi resposta citada por 54,1%. Isso mostra que as duas questões lideram a preocupação dos brasileiros em situação de “empate técnico”, já que a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Cada pessoa que respondeu à pesquisa pôde citar mais de um problema, e por isso a soma dos percentuais é superior a 100%.

Seguindo a lista, “degradação do meio ambiente e aquecimento global” foi um problema apontado entre os mais preocupantes por 31,9% das pessoas. Em seguida vieram “pobreza, desemprego e desigualdade social” (16,8%); “extremismo e polarização política” (16,3%); “economia e inflação” (15,4%); “enfraquecimento da democracia” (15%); “mau funcionamento da Justiça” (14,7%) e “conservadorismo” (12,5%).

A pesquisa contou com respostas de 2.371 pessoas, que responderam questionários online entre os dias 10 e 14 de outubro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo