CartaExpressa
Brasil tem cerca de 60% de seu território coberto por fumaça das queimadas
A previsão é de que a fuligem proveniente dos incêndios encubra, até o fim desta semana, até mesmo as capitais da Argentina e do Uruguai


O Brasil tem uma extensão de quase 5 milhões de quilômetros quadrados cobertos por fumaça, o que equivale a cerca de 60% do território nacional, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe).
A situação se deve a um índice de queimadas recorde no País, principalmente na Amazônia, que registra o maior número de focos de incêndio em 19 anos.
Especialistas afirmam que a fumaça está vindo principalmente do sul da Amazônia que inclui os estados do Amazonas, Pará e Mato Grosso. Mas também há focos de incêndio no interior de São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
A previsão de meteorologistas é de que a fuligem proveniente das queimadas encubra, até o fim desta semana, até mesmo as capitais da Argentina e do Uruguai.
Segundo o site suíço IQAir, São Paulo era a metrópole com a pior qualidade de ar no mundo, por volta das 10h desta segunda-feira.
Em um índice que ranqueia as cidades com a pior qualidade do ar, e que tem como máximo o valor de 160, a cidade de São Paulo aparece no topo, em segundo lugar, com 158, ao lado da cidade de Laore, no Paquistão. A baixa qualidade do ar nessas capitais supera a de Jakarta, na Indonésia, que aparece em terceiro, seguida por Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e Kinshasa, no Congo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Mais de 90% das terras indígenas da Amazônia Legal enfrentam seca, aponta estudo
Por André Lucena
Incêndio queima 10 mil hectares do Parque da Chapada dos Veadeiros
Por Agência Brasil
Bolívia declara emergência nacional por incêndios florestais; Brasil envia bombeiros
Por CartaCapital