Cultura
Bolsonaro é chamado de ‘bozo’ em nova HQ do Batman
Na história, o personagem JM. Bozo comenta protestos em Gotham City: ‘Se dependesse de mim todo cidadão teria uma arma em casa’


O presidente Jair Bolsonaro foi chamado de Bozo em nova HQ do Batman, desenhada pelo artista brasileiro Rafael Grampá e escrita por Frank Miller. O livro Dark Knight Returns: The Golden Child traz uma representação de um tweet do presidente brasileiro comentando protestos que acontecem em Gotham City. “Se dependesse de mim todo cidadão teria uma arma em casa”, diz o texto que é creditado a JM. Bozo.
E o Frank Miller faz tudo.
Na nova HQ do Cavaleiro das Trevas fizeram uma paródia de um tweet do Bolsonaro com o nome de “JM. BOZO” onde ele comenta sobre protestos que estão acontecendo em Gotham.
“Se dependesse de mim todo cidadão teria uma arma em casa.” pic.twitter.com/0NIXpvPaHa
— heroina do lixo (@dcucomics) December 11, 2019
Assim como Bolsonaro, Donald Trump também é um dos vilões da história, ele é “o Governador” em campanha pela reeleição. Também há menção à ativista Greta Thunberg.
A história não traz como protagonista Batman, mas uma nova Batwoman, que se une aos filhos de Superman e Mulher-Maravilha.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.