Sociedade

Avião cai em área central de Gramado (RS)

Dez pessoas da mesma família estavam na aeronave e morreram no momento da queda; outras 17 pessoas que estavam na pousada atingida pelo avião ficaram feridas

Avião cai em área central de Gramado (RS)
Avião cai em área central de Gramado (RS)
Foto: Mauricio TONETTO / RIO GRANDE DO SUL COMMUNICATION DEPARTMENT / AFP
Apoie Siga-nos no

Um avião que decolou às 9h12 do aeroporto de Canela, no Rio Grande do Sul, caiu na região central da cidade de Gramado, na serra Gaúcha, na manhã deste domingo 22. A informação inicial é de que se trata de uma aeronave de pequeno porte (de matrícula PR-NDN), com dez ocupantes. Segundo Eduardo Leite (PSDB), governador do Rio Grande do Sul, todos que estavam no voo morreram no momento da queda.

Equipes de resgate estão na Avenida das Hortênsias, importante via da cidade, onde o avião teria atingido uma loja de móveis, que estava fechada, além da chaminé de uma residência e uma pousada. Na hospedaria, 17 pessoas ficaram feridas, foram socorridas e, em seguida, encaminhadas ao hospital da cidade. Os ferimentos, segundo a Defesa Civil Nacional, são em sua maioria leves, mas há duas pessoas com machucados considerados graves.

Outras lojas e casas da região também foram afetadas pelo impacto e pelas chamas que surgiram logo após a queda.

O Corpo de Bombeiros informa que foi acionado por volta das 9h20 para conter um incêndio no local, iniciado 5 minutos antes. A Polícia Civil também está no local para realizar a primeira coleta de elementos para a perícia.

Segundo o site AirNav Radar, especializado em monitoramentos de voos, o avião de matricula PR-NDN decolou às 9h12, fez uma curva à direita, iniciando a subida e, cerca de 3 minutos depois, caiu. O destino final do voo era a cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo.

De acordo com o registro da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), ela está em nome de Luiz Claudio Salgueiro Galeazzi, em situação normal de aeronavegabilidade, e poderia ser utilizada para transporte privado, com operação negada para táxi aéreo.

Galeazzi é empresário e já perdeu a mãe, Maria Leonor Salgueiro Galeazzi, em um acidente aéreo em 2010. Segundo a Polícia Civil do RS, ele pilotava o avião no momento da queda. Nove familiares acompanhavam o empresário no voo, entre eles sua esposa e três filhos.

Em nota, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), ligado à Aeronáutica, informou que os investigadores que ficam baseados em Canoas, outra cidade da região, já foram acionados para iniciar a investigação em Gramado.

“Na ação inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação”, detalha o Cenipa no comunicado.

Leite, ao informar sobre a morte dos passageiros do voo, disse estar em deslocamento para Gramado.

As primeiras imagens do acidente, que circulam nas redes sociais, mostram uma loja de móveis em chamas. Há, em outra gravação, diversos carros de polícia no entorno do edifício. Assista:

Em outra nota publicada nas redes sociais pouco antes de Leite, o vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, informou ter acionado “todas as forças de segurança do governo” para atuarem no local.

O ministro Paulo Pimenta, político gaúcho responsável pela Secretaria de Comunicação do governo federal, também comentou o acidente e afirmou estar “acompanhando de perto os desdobramentos junto a autoridades locais”.

Por volta das 13h30, o presidente Lula (PT) também foi às redes sociais prestar solidariedade aos afetados pela tragédia. “Espero que os feridos tenham uma rápida recuperação. A Aeronáutica investiga as causas do acidente e o governo federal está à disposição do governo do estado e autoridades locais para esclarecermos o mais breve possível”, escreveu o presidente.

A aeronave

Piper PA-42 Cheyenne, matrícula PR-NDN, em uma decolagem registrada em 2023.
Foto: Reprodução/Youtube

Conforme indicação do Cenipa, a aeronave que caiu em Gramado é um Piper PA-42 Cheyenne, um modelo turboélice construído pela empresa Piper Aircraft, dos Estados Unidos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo