Sociedade

Atriz e apresentadora Lolita Rodrigues morre aos 94 anos

Última aparição pública de Lolita foi em dezembro de 2017

Atriz e apresentadora Lolita Rodrigues morre aos 94 anos
Atriz e apresentadora Lolita Rodrigues morre aos 94 anos
Foto: TV Globo/Reprodução
Apoie Siga-nos no

Considerada uma das pioneiras da TV no Brasil, a atriz Lolita Rodrigues morreu na madrugada deste domingo 5 aos 94 anos. Ela morava em João Pessoa (PB) e estava internada no Hospital Nossa Senhora das Neves com pneumonia.

O corpo de Lolita será cremado ainda neste domingo numa cerimônia restrita apenas à família. A atriz teve apenas uma filha, a médica Silvia Regina Rodrigues Leite.

Filha de espanhóis, Lolita nasceu em Santos, litoral de São Paulo, mas se mudou para João Pessoa (PB), para morar com a filha. A última aparição pública de Lolita foi em dezembro de 2017, quando prestigiou uma apresentação do espetáculo “Hebe – O Musical”, em São Paulo.

Relembre a carreira

A artista iniciou sua carreira participando de radionovelas na Rádio Record em 1939. Passou pelas rádios Bandeirantes, Cultura e Tupi, chegando a ganhar dois Troféus Roquette Pinto como “Melhor Cantora”.

Junto com seu marido, Aírton Rodrigues, apresentou, a partir de 1956 e durante longos anos, os programas “Almoço com as Estrelas” e “Clube dos Artistas”, na TV Tupi.

O sonho de Lolita era se tornar atriz, realizando-se em 1957, a convite de Cassiano Gabus Mendes. Ela interpretou a cigana Esmeralda, sua primeira protagonista na telenovela O Corcunda de Notre Dame.

Ela também participou da primeira telenovela diária, a 2-5499 Ocupado, formando o triângulo romântico com Glória Menezes e Tarcísio Meira.

Em 2000, ela foi convidada, junto com Hebe Camargo e Nair Bello, para uma entrevista no Programa do Jô na Rede Globo. A entrevista é uma das mais lembradas de sua carreira. Por décadas, as três foram grandes amigas.

Em 2010, após encerrar Viver a Vida, decidiu se aposentar e se mudar para João Pessoa viver com sua filha.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo