Sociedade

Artista da Lapa, Selarón é encontrado morto

No mesmo dia havia sido publicada uma reportagem com relatos do chileno sobre ameaças recebidas de um ex-ajudante

Artista da Lapa, Selarón é encontrado morto
Artista da Lapa, Selarón é encontrado morto
Apoie Siga-nos no

O pintor chileno Jorge Selarón foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira 10 nas escadarias que levavam seu nome na Lapa, bairro boêmio do Rio de Janeiro. Desde que começou seu trabalho, na década de 1990, o pintor e artista plástico reformou a escadaria por iniciativa própria e apoio de turistas. Não teve nenhum auxílio do poder público. Em 2005, a escadaria foi tombada e o chileno recebeu o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro. Hoje, a escadaria Selarón, como ficou conhecida, se tornou um ponto de festas e consumo livre de drogas.

O corpo do artista permanece no local com marcas de queimadura. A polícia investiga o que o levou à morte.

No mesmo dia o jornal O Globo publicou uma reportagem em que ele dizia estar sofrendo ameaças de Paulo Sérgio, um ex-colaborador do seu atelier, após desentendimentos entre eles. Sérgio já havia destruído quadros de Selarón, que deu queixa à polícia. O chileno estaria deprimido desde que começou a receber as ameaças, de acordo com relatos dos seus amigos.

Selarón e a escadaria foram tema de . Na ocasião, o artista se recusou a falar sobre as festas que ocorriam no local. “Isso é um problema para a polícia”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo