Sociedade

Após ameaças, família do humorista Fábio Porchat recorre ao Senado

Após esquete em que ironiza conduta de policiais do Rio, blog não oficial de apoio à PM fluminense diz que vídeo despertou ódio da categoria

Após ameaças, família do humorista Fábio Porchat recorre ao Senado
Após ameaças, família do humorista Fábio Porchat recorre ao Senado
Vídeo teve mais de 4,2 milhões de visualizações em uma semana
Apoie Siga-nos no

A família de Fábio Porchat, do coletivo Porta dos Fundos, recorreu ao Senado para pedir ajuda depois das ameaças que o humorista estaria sofrendo nos últimos dias.

O problema começou depois de Porchat atuar na esquete Dura na qual ironiza o trabalho de dois policiais militares do Rio de Janeiro. No vídeo, os PMs são humilhados com tapas na cara e extorsão por cidadãos comuns. O vídeo, que em uma semana chegou a 4,2 milhões de visualizações, rendeu críticas e ameaças ao humorista no Blog do Soldado, uma página não oficial de apoio à PM fluminense. “(…) Esse humoristazinho (sic) de m. achou que pode postar a p. de um vídeo e humilhar toda classe policial militar e que isso fosse ficar por isso mesmo? Está muito enganado, Fábio Porchat. Você não sabe o ódio que despertou em todos nós policiais militares, ao postar essa b. de vídeo”, diz o post do último dia 5 no blog que foi retirado do ar na noite de segunda-feira 10. “Não estamos incitando a violência, mas, bem que esse m. (sic) do Fábio Porchat deveria levar umas belas de umas porradas por esta humilhação que proferiu contra os policiais militares.”

O pai do humorista, o ex-deputado federal por São Paulo Fábio Porchat, recorreu ao senador Alvaro Dias (PSDB-PR), líder dos tucanos na Casa, para pedir ajuda após ameaças. Dias cobrou dos governos federal e do Rio de Janeiro providências quanto às ameaças sofridas pelo humorista.

“Imagino não ser tão difícil para as autoridades policiais identificarem o responsável ou responsáveis por essas ameaças através do denominado Blog do Soldado. Oficio ao Google, empresa responsável pelo site onde está hospedado o Blog do Soldado, para apurar as violações de direitos humanos e práticas criminosas que estavam sendo feitas via internet”, disse o senador.

Em resposta às ameaças, o humorista do Porto dos Fundos lembrou, em entrevista ao Estado de S.Paulo, que o vídeo é uma “crítica ao policial corrupto, que coage, e não à instituição”. “Não foi uma piada de moleque, Foi um vídeo no maior canal de humor do mundo. Fiquei feliz com a repercussão. A função do humor é justamente essa, propor debate”, ressaltou Porchat.

*Com informações da Agência Senado

 


. Assista: .

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo