Sociedade
Apagão: 1,3 mil imóveis continuam sem energia na Grande São Paulo, diz Enel
A previsão da empresa era de normalização no fornecimento até a terça-feira 7


Cerca de 1,3 mil imóveis da Grande São Paulo continuam sem energia elétrica desde o temporal da última sexta-feira 3. O balanço foi atualizado na manhã desta quinta 9.
A previsão da Enel, concessionária responsável pelo fornecimento de energia, era de restabelecimento completo da rede até a última terça.
Em nota divulgada nesta manhã, a companhia argumenta que o fornecimento foi normalizado “a praticamente todos os clientes impactados na semana passada.”
Ao todo, o apagão impactou 2,1 milhões de pessoas atendidas pela Enel.
A demora para retomar a energia desses imóveis, segundo a empresa, se deve à substituição de postes nas cidades de Cotia e Embu, na região metropolitana da capital paulista.
Na quinta-feira 8, o presidente da Enel, Max Lins, pediu desculpas à população e disse estudar um plano de ressarcimento aos consumidores, uma demanda apresentada pelo governo federal e por parlamentares.
No mesmo dia, a prefeitura de São Paulo anunciou que apresentaria uma ação à Procuradoria-Geral contra a concessionária.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Câmara Municipal de São Paulo cria CPI para investigar a atuação da Enel
Por CartaCapital
Prefeitura de São Paulo vai processar Enel por falta de energia
Por Agência Brasil
PSOL aciona o MP e pede que Enel indenize moradores afetados pelo apagão em São Paulo
Por Camila da Silva
Após apagão, executivo da Enel diz que empresa está fazendo ‘um trabalho incrível’ em SP
Por Carta Capital