Política

Ameaçado de despejo, Teatro de Contêiner decide manter programação cultural

O coletivo artístico pediu a mobilização da sociedade, um dia após uma ação truculenta da GCM de Ricardo Nunes (MDB)

Ameaçado de despejo, Teatro de Contêiner decide manter programação cultural
Ameaçado de despejo, Teatro de Contêiner decide manter programação cultural
CGM usa lança spray de pimenta durante ação de desocupação no Centro de SP. Foto: Luca Meola
Apoie Siga-nos no

O Teatro de Contêiner, em vias de ser despejado de sua sede pela prefeitura de São Paulo, manterá as atividades culturais programadas para a quinta-feira 21, dia em que terminará o prazo para desocupação do terreno, no centro da capital.

Em vídeo publicado nas redes sociais, um dos integrantes do coletivo convida a população a comparecer, às 20h, ao projeto Negras Melodias Show, uma iniciativa que celebra a diversidade da música negra contemporânea em São Paulo.

Na gravação, Lucas Bêda afirma que a mobilização é fundamental, diante da possibilidade de novos episódios de violência contra a companhia teatral. Na terça-feira 19, os integrantes do coletivo foram surpreendidos por uma ação de reintegração comandada por agentes da Guarda Civil Metropolitana, marcada por truculência e uso de gás de pimenta.

“A gente vai ficar permanentemente aqui”, afirmou Bêda. “A gente corre o risco de que a violência volte a acontecer.”

Agentes da GCM durante ação de reintegração no Teatro de Contêiner. Créditos: Luca Meola

A ação da GCM teve como foco a desocupação de um prédio anexo ao Teatro Contêiner, utilizado pelos artistas para guardar cenários e figurinos das programações. A prefeitura alega que o local, interditado, será demolido e que a ocupação do espaço ocorre de modo ilegal por um acesso clandestino a partir do teatro.

Os integrantes do Contêiner rebatem a afirmação e sustentam ter autorização para usar o local desde 2017, em tratativas conduzidas com o então secretário de Cultura André Sturm, sob o governo de João Doria.

Após a ação de reintegração, o espaço recebeu uma assembleia em defesa da permanência do teatro no local. O coletivo, sediado na Rua dos Gusmões, na região da Santa Ifigênia, reivindica que a prefeitura interrompa o processo de despejo e reconheça o Teatro Contêiner como um patrimônio cultural e social da cidade.

Até aqui, permanece o impasse. O coletivo teatral afirma não ter definido local para uma possível transferência, considerando que as ofertas apresentadas pela prefeitura não condizem com as especificações técnicas necessárias para as atividades. Na terça-feira, a gestão de Ricardo Nunes (MDB) rejeitou um pedido do coletivo para postergar por 120 dias o prazo para a saída do terreno.

O Ministério da Cultura e a Funarte também se pronunciaram e, em nota conjunta, questionaram a prefeitura de São Paulo sobre um ofício encaminhado a Nunes no qual solicitavam um prazo de 180 dias para a companhia teatral deixar o espaço. “Reforçamos nosso apelo para que o prazo seja ampliado e a negociação pacífica retomada com a maior brevidade possível.”

Em nota, a Prefeitura de São Paulo citou novamente que já ofereceu três alternativas de terreno à companhia teatral e que o município já repassou ao equipamento mais de 2,5 milhões em apoio. Acrescentou que o canal de diálogo continua aberto para a transferência do teatro a fim de dar início ao processo de revitalização da região.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo