Sociedade

Adolescente de 13 anos é apreendido por culto ao nazismo e crimes sexuais contra mais de 10 vítimas

A operação Pessinus é um desdobramento das medidas investigativas após a revelação de uma rede de crimes cibernéticos na plataforma Discord

Adolescente de 13 anos é apreendido por culto ao nazismo e crimes sexuais contra mais de 10 vítimas
Adolescente de 13 anos é apreendido por culto ao nazismo e crimes sexuais contra mais de 10 vítimas
Foto: Divulgação/Polícia Federal
Apoie Siga-nos no

Um adolescente de 13 anos foi apreendido, nesta sexta-feira 21, pela suspeita de praticar violência sexual, culto ao nazismo, discriminação e por induzir jovens a automutilação por meio do aplicativo Discord. A ação faz parte da Operação Pessinus, feita em conjunto pelo Ministério da Justiça, o Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos e a Justiça de cinco estados brasileiros.

O diretor de Inteligência da SSP/PI, delegado Anchieta Nery, informou que a Secretaria de Segurança Pública do Piauí já identificou ao menos 10 vítimas do suposto adolescente detido. De acordo com as investigações, o jovem ameaçou sequestrar, estuprar e matar uma das vítimas enquanto cometia outros crimes sexuais pela internet. Ele também exigiu que a ex-namorada realizasse sessões de automutilação gravadas e transmitidas pelo aplicativo.

Os investigadores chegaram ao adolescente através de outro perfil identificado anteriormente, o de uma jovem que aparentemente tinha a intenção de incendiar uma escola. Descobriu-se, na verdade, que ela era vítima de extorsão sexual feita pelo adolescente.

Com múltiplos perfis nas redes, o mesmo adolescente também é investigado no Piauí pela apologia e incitação a crimes contra a vida, divulgação de pedofilia, crueldade contra animais e culto a símbolos nazistas. Na casa do adolescente foram apreendidos celular, notebook e outros aparelhos eletrônicos.

A operação Pessinus cumpre cinco mandatos de busca e apreensão, e dois mandatos de internação provisória nas cidades de Ilha grande, no Piauí, Biguaçu, em Santa Catarina, Lucas do Rio Verde, em Minas Gerais e Macaé, no Rio de Janeiro.

Nas redes sociais, o ministro da Justiça, Flávio Dino, comentou os detalhes da ação policial e classificou o episódio como “uma das tragédias do nosso tempo”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo