Sociedade

Suplicy “Se iniciarmos a renda básica, sempre haverá estímulo ao progresso”

Ex-senador fala sobre a proposta de implementação da renda básica e a compara com o programa Bolsa Família

Suplicy “Se iniciarmos a renda básica, sempre haverá estímulo ao progresso”
Suplicy “Se iniciarmos a renda básica, sempre haverá estímulo ao progresso”
Apoie Siga-nos no

A renda básica de cidadania é uma proposta que reúne apoio entre socialistas a liberais, encontra argumentos que variam de questões como a erradicação da pobreza a condições básicas de consumo em um contexto do mundo pós trabalho.

Experimentos sobre a proposta têm sido feitos desde a década de 1960 na Alemanha, Dinamarca e Holanda. Nos últimos anos, a proposta foi testada em Macau e começou a ser testada em Maricá pelo prefeito Washington Quaquá (PT).

No Brasil, desde 2004 a questão virou lei sancionada pelo então presidente Lula. CartaCapital esteve na terça-feira 26 na casa de Eduardo Suplicy para conversar sobre a proposta.

Suplicy foi reconhecido em fevereiro deste ano com o título de Dr. Honoris Causa pela Universidade Católica de Louvain (Bélgica), como defensor da renda mínima no Brasil e no mundo. Veja como foi a entrevista: 

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo