Sociedade
55% dos brasileiros são contrários a exibição de beijo gay em novelas, diz pesquisa
Genial/Quaest indicou que apenas 32% disseram ser favoráveis


Um levantamento da Genial/Quaest divulgado neste sábado 23 indicou que 55% da população brasileira manifestam opinião contrária à exibição de um beijo gay em novelas da TV aberta.
De acordo com a pesquisa, apenas 32% responderam “sim” à pergunta “você é a favor de novela exibir beijo gay?”. Ainda segundo o estudo, 13% não souberam responder ou não responderam.
A discussão sobre a transmissão de um beijo entre homossexuais na televisão ascendeu após a novela Terra e Paixão, da faixa das 21 horas da TV Globo, ter exibido uma cena de beijo entre os personagens Ramiro e Kelvin. O momento foi ao ar na última semana e durou cerca de 30 segundos.
As últimas novelas da emissora a exibirem um beijo gay haviam sido Vai na Fé (2023), das 19 horas, e o remake de Pantanal (2022), às 21 horas. Ambas as cenas tiveram apenas um “selinho” e duraram menos de cinco segundos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Evangélicos negam assistir à Globo, mas se divertem às escondidas com Ramiro e Kevin
Por Liniker Xavier
Após a morte de Karol Eller, Erika Hilton propõe lei para equiparar ‘cura gay’ ao crime de tortura
Por Camila da Silva