Sociedade
50 vagas e salário de R$ 22 mil: Veja como se inscrever no concurso público para diplomata
A seleção será feita pelo Cebraspe
Começa nesta segunda-feira 19 o período de inscrição para participar do concurso público para diplomata brasileiro. A seleção será feita pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e de Seleção e de Promoção de Eventos, o Cebraspe.
O concurso servirá para preencher 50 vagas da classe inicial de Terceiro Secretário do Itamaraty. A remuneração bruta inicial é de 22 mil reais.
Os interessados em participar das provas poderão se inscrever até às 18 horas do dia 4 de junho. A inscrição é feita diretamente no site do Cebraspe.
Para participar do certame, o interessado deve, além de formalizar a inscrição, pagar uma taxa de 229 reais. O boleto deve ser quitado até o dia 20 de junho.
Requisitos do cargo
Para ingressar no cargo de diplomata é preciso, além de ser aprovado na prova, apresentar um diploma de ensino superior devidamente registrado no Ministério da Educação. O candidato também deve ter idade mínima de 18 anos e ser brasileiro nato, conforme prevê a Constituição Federal. O aprovado também precisa reunir uma série de documentos e estar em dia com sua situação eleitoral e militar. Leia no edital todos os requisitos.
Fases do concurso
O concurso prevê duas fases: a primeira, será uma prova objetiva com questões de Língua Portuguesa, História do Brasil, História Mundial, Geografia, Língua Inglesa, Política Internacional, Economia e Direito.
A segunda fase compreenderá provas discursivas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, História do Brasil, Política Internacional, Geografia, Economia, Direito e um idioma adicional (Língua Espanhola ou Língua Francesa).
A prova objetiva está agendada para o dia 20 de julho. Já os testes escritos serão aplicados nos dias 23, 24, 30 e 31 de agosto.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Ministério da Agricultura investiga dois casos de gripe aviária em granjas de Tocantins e Santa Catarina
Por CartaCapital
Procrastinação: Metade dos brasileiros ainda não enviou declaração do IR e pode pagar multa de até 20%
Por Do Micro ao Macro



