Sociedade
“O que pensa você do Brasil de hoje?”
Grupos de teatro em São Paulo relembram a Feira Paulista de Opinião de 1968, marco na luta contra a ditadura


Em 1968, foi realizada a I Feira Paulista de Opinião, marco na luta contra a ditadura no Brasil. Nela, com o mote “O que pensa você do Brasil de hoje?”, dramaturgos como Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri aumentaram a reflexão sobre a arte de esquerda no país em um momento de recrudescimento da repressão.
Mais de quarenta anos depois, grupos de teatro se encontrarão em São Paulo para responder a mesma pergunta. Veteranos do teatro, alguns presentes na feira em 1968, irão se encontrar com grupos como a Companhia Antropofágica e a Brava Companhia de Teatro. O evento acontece neste sábado 15 e domingo 16 na Tenda da Lapa, em São Paulo. A programação completa pode ser encontrada clicando aqui.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.