Saúde
Vacina chinesa contra a covid-19 começa a ser testada no Brasil
Os testes serão realizados em 9 mil voluntários, em centros de saúde espalhados por seis Estados
A Coronavac, vacina contra a covid-19 produzida pelo laboratório chinês Sinovac Biotech em parceria com o Instituto Butantan, começa a ser testada no Brasil nesta terça-feira 20. As primeiras unidades chegaram nesta madrugada ao Brasil.
O imunizante será aplicado em cerca de 9 mil voluntários em seis estados: São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.
As duas vacinas inicialmente são testadas em profissionais de saúde. De acordo com o Instituto Butantan, a vacina chinesa se mostrou eficiente e segura até a segunda fase de testes – são três no total.
Cerca de 90% dos voluntários que participaram das duas primeiras fases de testes desenvolveram anticorpos e nenhum deles apresentou efeitos colaterais graves.
Segundo o Instituto, caso os testes comprovem a eficácia do imunizante, 60 milhões de doses iniciais estarão disponíveis para o Brasil até o final deste ano e serão distribuídas gratuitamente pelo SUS até junho de 2021.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
São Paulo só permitirá eventos de réveillon e carnaval após vacina
Por Agência Brasil
A corrida contra o tempo em busca de uma vacina contra o novo coronavírus
Por Deutsche Welle
Coronavírus: Mundo tem recorde diário de infecções, aponta OMS
Por Deutsche Welle



