Saúde

SP confirma dois casos da variante do coronavírus registrada no Reino Unido

Governo Doria não detalhou o quadro clínico dos pacientes; primeira infectada teve contato com viajantes que estiveram no Reino Unido

SP confirma dois casos da variante do coronavírus registrada no Reino Unido
SP confirma dois casos da variante do coronavírus registrada no Reino Unido
Foto: CDC
Apoie Siga-nos no

O governo de São Paulo confirmou nesta segunda-feira 4 os dois primeiros casos registrados no Brasil da variante do novo coronavírus identificada no Reino Unido no fim de 2020.

Mais cedo, o secretário estadual da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, afirmou que dois de quatro casos suspeitos de contaminação pela nova cepa foram descartados. Ambos eram pacientes internados em hospitais privados e que voltaram de viagem ao Reino Unido.

No dia 31 de dezembro, o laboratório de diagnósticos Dasa afirmou ter encontrado dois casos da variante em São Paulo. Posteriormente, veio a confirmação do Laboratório Estratégico do Instituto Adolfo Lutz, ligado à Secretaria da Saúde de São Paulo.

De acordo com o governo de João Doria (PSDB), uma das pessoas que testaram positivo é uma mulher de 25 anos, moradora de São Paulo, que se infectou após contato com viajantes que passaram pelo Reino Unido. Os primeiros sintomas apareceram no dia 20 de dezembro: dor de cabeça, dor de garganta, tosse, mal-estar e perda de paladar. O teste para detecção do coronavírus foi realizado em 22 de dezembro.

O outro infectado é um homem de 34 anos ligado à primeira paciente. A equipe de Vigilância Epidemiológica ainda investiga o histórico do caso e não forneceu detalhes como o local de moradia e os sintomas apresentados.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo