Saúde

São Paulo registra recorde de casos de covid-19 em 24 horas

Estado contabilizou 16,7 mil novas contaminações; total vai a 439 mil

O governador João Doria (PSDB). Foto: Governo do Estado de São Paulo
Apoie Siga-nos no

O estado de São Paulo registrou recorde de contaminações por coronavírus em 24 horas, segundo atualização desta quarta-feira 22, divulgada pelo governo de João Doria (PSDB). Em um dia, foram identificados 16.777 infectados. O total é de 439.446 casos confirmados. O território paulista contabiliza 20.532 óbitos, com 361 vítimas fatais nas últimas 24 horas.

Em 19 de junho, o estado havia informado 19.030 casos de coronavírus em um dia, mas o número acumulava registros de dois dias anteriores, quando o Ministério da Saúde detectou problemas no sistema do e-SUS.

O coordenador-executivo do Centro de Contingência do Coronavírus, João Gabbardo dos Reis, minimizou a preocupação do governo em relação ao novo índice.

“Realmente, ontem, nas últimas 24 horas, o número de casos notificados foi maior do que é esperado”, afirmou. “Mas se nós analisarmos esta semana, de domingo até quarta-feira, nós vamos chegar num número de casos confirmados de 27 mil. Nos mesmos quatro dias da semana anterior, tivemos 35 mil casos confirmados. Então, nesta semana, temos um decréscimo de 22% de casos confirmados. Então, não nos preocupa esse número de ontem. Provavelmente, tenha saído um quantitativo de resultados dos laboratórios de dias que estavam com demanda reprimida.”

O novo secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, alegou que o crescimento das taxas de novos casos também pode ser atribuído à ampliação das testagens.

“Nós aumentamos sobremaneira o número de testes. Não apenas do teste rápido, mas especialmente por uma tecnologia extremamente eficaz, com uma forma de nós atingirmos muito mais rapidamente o vírus, que aumenta a captação”, justificou. “Isso permite que, muitas vezes, a identificação de maior de número de casos não signifique obrigatoriamente uma piora estatística, mas uma maior testagem.”

O estado informa a alta de casos após aplicar diversas medidas de reabertura da economia, com a retomada das atividades de estabelecimentos como bares, restaurantes, academias e salões de beleza. A data do novo recorde também marca a volta dos jogos de futebol do campeonato paulista, conforme Doria anunciou em 8 de julho.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo