Saúde

São Paulo confirma a 5ª morte por coronavírus

No Brasil já são sete mortes. Anúncio em São Paulo foi feito por rede particular que atende idosos

Foto: AFP
Apoie Siga-nos no

Atualizado às 17h06

Um boletim divulgado nesta quinta-feira 19 pela operadora Prevent Senior, que presta atendimento pela rede hospitalar Sancta Maggiore, confirma a quinta morte no Estado de São Paulo por conta do coronavírus. A vítima é um homem de 77 anos, com comorbidade, que residia na cidade de São Paulo. Com isso, as mortes no País em decorrência do Covid-19 chegam a sete.

Ainda de acordo com o informativo da rede, há 123 pacientes sendo tratados a partir dos protocolos do coronavírus. Destes, 33 estão em UTI, sendo 12 positivos para o Covvid-19 e 21 aguardando resultado do exame. Outros 90 estão em acomodação apartamento, sendo 16 positivos para coronavírus e 74 aguardando resultado para o exame.

Também nesta quinta-feira, o Rio de Janeiro reconheceu duas mortes no estado por coronavírus. O primeiro caso foi de uma mulher de 63 anos, que morava em Miguel Pereira, no Sul do Rio. A idosa, que trabalhava como empregada doméstica na capital, contraiu o vírus ao ter contato com a patroa, que voltou de viagem recente à Itália e testou positivo para o coronavírus.

A paciente era diabética e hipertensa. Seu caso não estava contabilizado entre os confirmados pelo Estado, o que mostra a dificuldade de mensurar a velocidade da propagação do vírus. No Rio de Janeiro, assim como em São Paulo, a contaminação do coronavírus já é comunitária, o que impede de saber como a contaminação começou.

A segunda morte foi de um idoso, morador de Niterói, de 69 anos, foi ocasionado pelo coronavírus. A comprovação da morte por coronavírus aguardava uma contraprova para o vírus realizada na vítima, que se confirmou.

Segundo levantamento das secretarias de saúde, divulgado nesta quinta-feira 19, o País soma 534 casos confirmados, em 20 estados e no Distrito Federal. O último balanço do Ministério da Saúde contabiliza 428 casos confirmados e 11.278 suspeitos.

Segundo levantamento da Secretaria de Saúde de São Paulo, o estado tem 286 casos confirmados e 7.669 suspeitos. Desse total, 4 residem em outros Estados e 2 em outro país. Os demais casos estão divididos entre os municípios de:

– São Paulo: 259

– São Bernardo do Campo: 3

– Carapicuíba: 2

– Cotia: 2

– Santo André: 2

– Barueri: 1

– Campinas: 1

– Ferraz de Vasconcelos: 1

– Guarulhos: 1

– Jaguariúna: 1

– Mauá: 1

– Santana do Parnaíba: 1

– São Caetano do Sul: 1

– São José do Rio Preto: 1

– Suzano: 1

– Taubaté: 1

– Vargem Grande Paulista: 1

No Rio, seriam 64 infectados, segundo o gabinete de crise criado pelo governo. Deste total, 55 são na capital, seis em Niterói, um em Barra Mansa, um em Miguel Pereira e um em Guapimirim. Outros 1254 casos seriam suspeitos no Estado, segundo o Ministério da Saúde.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar