Saúde
Queiroga diz que autorizará a 4ª dose contra a Covid para pessoas a partir de 50 anos
As diretrizes com os detalhes da 2ª dose de reforço serão divulgadas em uma nota técnica a ser publicada pela Saúde


O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta quinta-feira 2 que a pasta aprovará a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas a partir de 50 anos. Antes, a orientação só valia para aqueles com 60 anos ou mais.
As diretrizes com os detalhes da segunda dose de reforço serão divulgadas em uma nota técnica a ser publicada pelo ministério.
Os estados e municípios, por terem autonomia em relação às medidas de prevenção e controle da Covid, já começaram a vacinar pessoas dessa faixa etária. Nesta semana, por exemplo, cidades do estado de São Paulo anunciaram que a quinta dose será aplicada em pessoas com 60 anos ou mais com alto grau de imunossupressão.
Essas decisões obedecem a especificidades locais e todas as orientações seguem o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação, elaborado pelo Ministério da Saúde em conjunto com a Organização Pan-Americana da Saúde e a Organização Mundial da Saúde.
A medida acontece após a flexibilização de medidas sanitárias e a consequente alta na transmissão da Covid no País.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.