CartaExpressa
Queiroga: ‘Ainda não chegamos ao pico da onda causada pela Ômicron’
A taxa de transmissão da Covid no Brasil chegou a 2,10, informou neste domingo 6 a plataforma Info Tracker


O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que o Brasil ainda não atingiu o pico de infecções por Covid-19 na onda provocada pelo avanço da variante Ômicron.
“Tivemos aumento de casos causado pela Covid-19 e ainda não chegamos no pico da onda causada pela Ômicron”, escreveu o bolsonarista nas redes sociais. “Monitoramos a pressão sobre o sistema de saúde, em especial a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva UTI. Há espaço para abertura de novos leitos e estamos apoiando os Estados sempre que necessário. A atenção primária também tem sido reforçada.”
Queiroga ainda disse que, “felizmente, alguns estados já apresentam redução de casos e esperamos que nas próximas semanas essa queda se mantenha em todo o País”.
A taxa de transmissão (Rt) da Covid no Brasil chegou a 2,10, informou neste domingo 6 o matemático Wallace Casaca, coordenador da plataforma Info Tracker, desenvolvida pela USP e pela Unesp.
Isso significa que cada 100 pessoas que contraem a doença infectam outras 210. Quando a taxa está acima de 1, entende-se que a transmissão está fora de controle.
Em entrevista à CNN Brasil, Casaca afirmou que o atual registro não encontra precedentes no histórico do País durante a crise sanitária e que há tendência de aumento nas próximas semanas.
“A notícia positiva é que a taxa vai começar a descer. A notícia negativa é que estamos num patamar muito alto”, disse. “E, com isso, a gente vai observar essa redução repercutindo nos óbitos, mas vai levar um pouquinho mais de tempo.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Vereador paraibano homenageia Lula em foto com Queiroga: ‘O presidente que mais fez por Cuité’
Por CartaCapital
Queiroga se define como ‘bolsonarista’ e admite: ‘Vou trabalhar pelo meu presidente’
Por CartaCapital
Queiroga diz que quer ser visto ‘como o homem que acabou com a pandemia da Covid-19’
Por CartaCapital