CartaExpressa
Qdenga: Anvisa aprova vacina contra a dengue para faixa etária de 4 a 60 anos
A avaliação clínica demonstrou-se uma eficácia geral de 80,2% contra a dengue causada por qualquer sorotipo em 12 meses após a vacina


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou, nesta quinta-feira 2, uma nova vacina contra a dengue. A Qdenga, da empresa Takeda Pharma Ltda., é composta por quatro diferentes sorotipos do vírus causador da doença.
Segundo a Anvisa, o imunizante se destina à faixa etária de 4 a 60 anos. Ele será aplicado em duas doses, com intervalo de três meses.
Na avaliação clínica, demonstrou-se uma eficácia geral de 80,2% contra a dengue causada por qualquer sorotipo em 12 meses após administração da vacina.
A Qdenga é a primeira vacina contra a dengue aprovada no Brasil para um público mais amplo. O imunizante avalizado anteriormente, Dengvaxia, só pode ser utilizado por quem já teve a doença.
“A demonstração da eficácia da vacina Qdenga tem suporte principalmente nos resultados de um estudo de larga escala, estudo de fase 3, randomizado e controlado por placebo, conduzido em países endêmicos para dengue com o objetivo de avaliar a eficácia, segurança e imunogenicidade da vacina”, informou a agência. “A vacina Qdenga também foi avaliada pela agência sanitária europeia (EMA), tendo recebido uma recomendação positiva no âmbito do programa ‘EU Medicines for all.'”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.