Saúde
Prevent Senior admite que não há pesquisa que comprove eficácia do kit Covid
Em ajuste de conduta firmado junto ao Ministério Público, a operadora também se comprometeu a não mais distribuir os medicamentos


A Prevent Senior divulgou um comunicado aos associados e à comunidade na segunda-feira 29 afirmando que não há qualquer pesquisa científica que comprove a eficácia dos medicamentos do kit Covid, caso da cloroquina e hidroxicloroquina.
O comunicado faz parte de um ajuste de conduta firmado entre a Promotoria de Saúde do Ministério Público de São Paulo (MP-SP), e homologado pelo Conselho Superior do MP, e que prevê uma série de mudanças que a operadora precisa cumprir.
No texto, a Prevent Senior diz que a divulgação da eficácia do “kit Covid” não correspondia “efetivamente a uma pesquisa científica, limitando-se a dados obtidos internamente para fins estatísticos, sem qualquer tipo de viés científico”.
A operadora ainda afirma que “não obteve autorização do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) para a realização de estudos científicos envolvendo a cloroquina e a hidroxicloroquina” e ainda se comprometeu a não mais distribuir o kit Covid, que ainda é composto por medicamentos como flutamida, etarnecept, azitromiana, oseltamivir, ivernectina, nitazoxanida, colchicina, zrtzco, corticoides, vitaminas e anticoagulantes.
Ainda estão entre os anúncios do termo o compromisso da operadora de respeitar a autonomia médica “que não pode estar condicionada a indicações gerais e abstratas oriundas das esferas superiores da empresa para tratamentos de moléstias” e o veto à alteração do código de diagnóstico de pacientes (CID); e a criação da figura do ombudsman, um profissional que não faz parte da operadora e que teria como tarefa fiscalizar internamente. De acordo com a proposta, o profissional seria escolhido pelos donos da Prevent em uma lista tríplice indicada pelo Idec.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Senadores entregam documentos à CPI da Prevent Senior em SP
Por Estadão Conteúdo
Conselho do MP homologa acordo que proíbe a Prevent Senior de receitar o ‘kit Covid’
Por Estadão Conteúdo