Saúde

Prevent Senior admite que não há pesquisa que comprove eficácia do kit Covid

Em ajuste de conduta firmado junto ao Ministério Público, a operadora também se comprometeu a não mais distribuir os medicamentos

Prevent Senior admite que não há pesquisa que comprove eficácia do kit Covid
Prevent Senior admite que não há pesquisa que comprove eficácia do kit Covid
Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

A Prevent Senior divulgou um comunicado aos associados e à comunidade na segunda-feira 29 afirmando que não há qualquer pesquisa científica que comprove a eficácia dos medicamentos do kit Covid, caso da cloroquina e hidroxicloroquina.

O comunicado faz parte de um ajuste de conduta firmado entre a Promotoria de Saúde do Ministério Público de São Paulo (MP-SP), e homologado pelo Conselho Superior do MP, e que prevê uma série de mudanças que a operadora precisa cumprir.

No texto, a Prevent Senior diz que a divulgação da eficácia do “kit Covid” não correspondia “efetivamente a uma pesquisa científica, limitando-se a dados obtidos internamente para fins estatísticos, sem qualquer tipo de viés científico”.

A operadora ainda afirma que “não obteve autorização do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) para a realização de estudos científicos envolvendo a cloroquina e a hidroxicloroquina” e ainda se comprometeu a não mais distribuir o kit Covid, que ainda é composto por medicamentos como flutamida, etarnecept, azitromiana, oseltamivir, ivernectina, nitazoxanida, colchicina, zrtzco, corticoides, vitaminas e anticoagulantes.

Ainda estão entre os anúncios do termo o compromisso da operadora de respeitar a autonomia médica “que não pode estar condicionada a indicações gerais e abstratas oriundas das esferas superiores da empresa para tratamentos de moléstias” e o veto à alteração do código de diagnóstico de pacientes (CID); e a criação da figura do ombudsman, um profissional que não faz parte da operadora e que teria como tarefa fiscalizar internamente. De acordo com a proposta, o profissional seria escolhido pelos donos da Prevent em uma lista tríplice indicada pelo Idec.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo