Esporte
Por temor de ebola, cidade espanhola proíbe amistoso entre Chile e RD Congo
Trata-se do segundo amistoso que a seleção congolesa havia programado para disputar na Europa em sua preparação para a Copa do Mundo
O prefeito de La Línea de la Concepción, Juan Franco, proibiu a realização de um amistoso entre Chile e República Democrática do Congo nesta cidade no sul da Espanha devido ao surto de ebola no país africano.
“Acabo de emitir o decreto proibindo a realização da partida agendada para 9 de junho, no estádio municipal, entre as seleções da República Democrática do Congo e do Chile”, disse Franco em uma gravação de áudio divulgada pela prefeitura nesta terça-feira 2.
O prefeito justificou sua decisão alegando “uma questão de prudência sanitária”, seguindo as recomendações do departamento de saúde do governo regional.
A medida também se baseia “em um relatório emitido pelo chefe do Serviço de Saúde da Prefeitura de La Línea, que desaconselha fortemente a realização desta partida, diante dos potenciais riscos à saúde”.
Franco lamenta a decisão, mas a considera “a mais prudente” diante da situação do país africano “em relação ao vírus ebola e à documentação apresentada, que não comprova que não haja risco de nenhum tipo”.
Na segunda-feira, o prefeito já havia alertado que não autorizaria a partida a menos que recebesse garantias sanitárias.
O jogo contra o Chile é o segundo amistoso que a seleção congolesa havia programado para disputar na Europa em sua preparação para a Copa do Mundo.
A equipe africana também tem um jogo marcado contra a Dinamarca nesta quarta-feira, em Liège, na Bélgica.
Um assessor de imprensa da seleção congolesa informou à AFP em 21 de maio que a equipe cancelou o início da preparação em Kinshasa e o transferiu para a Bélgica, sem especificar o motivo da mudança de planos.
“Nenhum jogador que atua em um clube nacional foi convocado” para a seleção, esclareceu.
A República Democrática do Congo está no Grupo K da Copa do Mundo ao lado de Colômbia, Portugal e Uzbequistão.
O Chile, que está fora do Mundial, tem um amistoso marcado para o próximo sábado contra Portugal, em Oeiras, cidade próxima a Lisboa.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



