Saúde

Por coronavírus, Itália restringe circulação em todo o território

Até o momento, a Itália registrou 7.375 casos do coronavírus (1.492 deles nas últimas 24 horas), com 366 óbitos confirmados

Giuseppe Conte - Foto: OLIVER BUNIC/AFP
Apoie Siga-nos no

Um dos países mais afetados pelo coronavírus no mundo, a Itália comunicou que ampliará a quarentena no país a partir desta terça-feira 10. Antes restrita apenas à região norte do país, ela passará a valer em todo território nacional, anunciou nesta segunda-feira 9 o primeiro-ministro italiano Giuseppe Conte.

Segundo as autoridades italianas, a recomendação é evitar deslocamentos e concentrações em todo o país. Em entrevista coletiva, Conte pediu aos cidadãos que fiquem em casa e só saiam em casa de emergência. Até o momento, a Itália registra 7.375 casos do coronavírus (1.492 deles nas últimas 24 horas), com 366 óbitos confirmados.

Belém, na Cisjordânia, é fechada a turistas e peregrinos

A cidade de Belém, local emblemático do nascimento de Jesus na tradição cristã, localizado em território palestino, foi colocada em estado de emergência sanitária por causa da epidemia de Covid-19. De acordo com as autoridades locais, casos de coronavírus foram detectados no local, que está completamente fechado para turistas.

Segundo autoridades palestinas, sete pessoas contraíram o novo coronavírus na Cisjordânia. A situação provocou a declaração de estado de emergência na região por 30 dias, além do fechamento da Basílica da Natividade e da proibição, durante duas semanas, de estadias de turistas no território ocupado por Israel.

“A cidade está em estado de choque”, lamenta Fadi Kattan, dono de um restaurante palestino. “Tudo foi cercado pelas autoridades palestinas com a proibição de deixar a cidade de Belém. É um fechamento duplo, uma vez que palestinos, turistas e israelenses foram proibidos de entrar e sair da cidade.”

“Existem 19 casos de coronavírus em dois hotéis, temos 16 pessoas em um hotel e três pessoas em outro. Obviamente, houve uma decisão imediata de fechar todo o complexo. E então, aconteceu uma coisa inédita nos últimos séculos, o fechamento da Igreja da Natividade e de todas as igrejas e mesquitas da cidade. A cidade é quase uma cidade-fantasma”, completou.

Em Belém foram identificados os primeiros casos da doença por Covid-19 na Cisjordânia. No lado israelense, 21 casos do novo coronavírus foram confirmados até o momento, levando as autoridades a proibir viajantes de muitos países asiáticos e europeus, incluindo a França e a Alemanha, de entrarem no país.

*Com informações da RFI

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo