Pfizer conclui fase 3 de teste clínico e aponta 95% de eficácia em vacina

Com resultado, empresa pedirá autorização à agência de regulação de drogas norte-americana (FDA) para uso emergencial do imunizante

Foto: Yasin AKGUL/AFP

Apoie Siga-nos no

A vacina desenvolvida pela aliança Pfizer/BioNTech tem uma eficácia de 95% na prevenção da covid-19, de acordo com os resultados finais completos de seu teste clínico em larga escala, anunciaram as duas empresas em um comunicado conjunto divulgado nesta quarta-feira.

 

 

“Os resultados do estudo marcam um passo importante nesta jornada histórica de oito meses para apresentar uma vacina capaz de ajudar a acabar com esta pandemia devastadora”, afirmou Albert Bourla, CEO da Pfizer.

A empresa solicitará a autorização de comercialização dentro de alguns dias à Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos.


“Com centenas de milhares de pessoas em todo o mundo infectadas todos os dias, precisamos urgentemente levar uma vacina segura e eficaz ao mundo”, completou Bourla.

A Pfizer assegura que a vacina não teve efeitos colaterais graves.

O anúncio acontece no momento em que os casos de coronavírus estão aumentando nos Estados Unidos e outras partes do mundo, o que eleva as esperanças de acabar com a pandemia que mudou a vida das pessoas em todo o planeta.

O dado divulgado nesta quarta-feira é melhor que os resultados parciais publicados na semana passada e que mostravam “mais de 90%” de efetividade da vacina. Isto significa que 162 membros do grupo placebo do teste contraíram covid-19, contra apenas oito no grupo vacinado.

O resultado foi registrado dentro dos sete dias da segunda dose da vacina, que é tomada em duas doses com três semanas de intervalo. O protocolo do teste era avaliar a eficácia uma vez que alcançasse 170 casos nos dois grupos.

Mais de 43.000 pessoas se apresentaram como voluntárias para o teste, que começou no fim de julho e que deve prosseguir.

 

Leia também

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.