Olavo de Carvalho renega coronavírus: “Essa epidemia não existe”

Guru da família Bolsonaro afirmou que não há mortes confirmadas pela doença

Olavo de Carvalho. Foto: Reprodução

Apoie Siga-nos no

O escritor Olavo de Carvalho, guru da família do presidente Jair Bolsonaro, afirmou que a “suposta” pandemia de coronavírus não tem nenhuma morte confirmada. A declaração consta em vídeo publicado nas redes sociais.

O vídeo havia sido compartilhado pelo próprio Olavo de Carvalho em sua conta no Twitter. No entanto, a plataforma escreveu que “o vídeo foi removido por violar as diretrizes da comunidade do YouTube”.

O YouTube informa que está combatendo informações falsas sobre o coronavírus, destacando fontes oficiais na pesquisa e nas recomendações e exibindo painéis de informações que direcionam usuários a fontes locais relevantes, como a Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com o Ministério da Saúde, em balanço divulgado no domingo 22, o novo vírus já provocou 25 mortes no Brasil. A pasta confirmou 1.546 casos. No mundo, a doença já matou pelo menos 14,5 mil pessoas.

“O número de mortes dessa suposta epidemia não aumentou, em nenhum único caso, o número habitual de mortes por gripe no mundo”, disse. “Isso é o mesmo caso de dizer: essa epidemia, ela simplesmente não existe. Na verdade, você não tem um único caso confirmado de morte por coronavírus. Porque, para confirmar, você precisaria fazer o exame de cada órgão do falecido. Onde fizeram isso? Nunca fizeram nenhum.”

 


O escritor chamou a pandemia ainda de “mais vasta manipulação de opinião pública que já aconteceu na história humana” e afirmou que “parece coisa de ficção científica”.

Em uma página especial sobre o coronavírus na internet, o Ministério da Saúde explica que o diagnóstico da doença é feito com a coleta de materiais respiratórios, como a aspiração de vias aéreas ou a indução de escarro. É necessária a coleta de duas amostras na suspeita. Para confirmar a doença, é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o RNA viral.

 

Leia também

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.