Política
Ministério da Saúde incorpora vacina da dengue ao SUS
A imunização deve começar em fevereiro de 2024


A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou nesta quinta-feira 21 a incorporação da vacina da dengue ao Sistema Único de Saúde. A vacinação com o novo imunizante deve começar em fevereiro de 2024.
De acordo com o cronograma da pasta, o País receberá ao longo do ano que vem 6,2 milhões de doses do laboratório japonês fabricante da Qdenga, o Takeda Pharma.
Como o esquema de aplicação é de duas doses a cada três meses, inicialmente devem ser vacinadas apenas 3,1 milhões de pessoas.
A aprovação do registro da Qdenga pela Agência Nacional de Vigiliância Sanitária ocorreu em março deste ano. A Anvisa liberou o imunizante para pessoas entre 4 e 60 anos.
“Incorporamos a vacina da dengue ao SUS. O Brasil será o primeiro país com sistema universal como o nosso a dar acesso público a ela”, escreveu Nísia Trindade no X.
O novo imunizante é recomendado para pessoas que nunca contraíram a doença e para aquelas que já foram infectadas.
O anúncio ocorre em meio à possibilidade de aumento na transmissão do vírus, diante do agravamento das mudanças climáticas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Nova greve de médicos no Reino Unido em meio a colapso no sistema de saúde
Por AFP
Efeito dominó: entenda a crise dos planos de saúde que tem prejudicado beneficiários
Por Camila da Silva
Ministério da Saúde do Hamas acusa Exército israelense de atacar hospital em Gaza
Por AFP
Saúde prevê epidemia de dengue no Centro-Oeste, ES e MG em 2024
Por Agência Brasil