Saúde
Ministério da Saúde confirma 291 casos de coronavírus e 8 mil suspeitas
Brasil confirmou 1ª morte pela doença nesta terça-feira


O Ministério da Saúde confirmou 291 casos, 1 morte e mais de 8 mil suspeitas de coronavírus, em coletiva nesta terça-feira 17. Já as secretarias de saúde contabilizam 346 registros no Brasil, segundo o portal G1.
Segundo a pasta comandada pelo ministro Luiz Henrique Mandetta, 164 casos estão concentrados em São Paulo, e o restante está distribuído por mais 16 unidades federativas.
A primeira morte pelo vírus foi de um paciente de 62 anos, com diabetes e hipertensão, sem recente viagem ao exterior. Ele estava internado em um hospital particular na capital paulista.
O número de suspeitos, em 8.819, simboliza um aumento de 327% no índice em apenas 24h. Na segunda-feira 16, a informação do Ministério da Saúde era de 2.064 suspeitos.
Em entrevista à imprensa no Palácio do Alvorada, o presidente Jair Bolsonaro anunciou o fechamento parcial da fronteira com a Venezuela. Ele pediu que se evite “histeria” e comparou a disseminação da doença à gravidez.
“Vai ter que ter calma, vai passar. É como uma gravidez. Um dia vai nascer a criança. E o vírus ia chegar aqui um dia e acabou chegando”, disse.
O presidente da República deve participar de uma nova coletiva de imprensa, às 14h30 desta quarta-feira 18, com toda a sua equipe de ministros. Mais tarde, é prevista uma outra coletiva, dessa vez com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Desembargadora que atacou Marielle diz estar “adorando o coronavírus”
Por CartaCapital
Internações serão necessárias para 15% dos casos de coronavírus, diz ministro da Saúde
Por CartaCapital