CartaExpressa

Ministério da Saúde anuncia comitê para gerir hospitais federais no Rio

Anúncio foi feito depois que uma reportagem do Fantástico evidenciou uma situação precária das unidades

A ministra da Saúde, Nísia Trindade. Foto: Walterson Rosa/MS
Apoie Siga-nos no

O Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira 18, a criação de um comitê temporário para fazer a gestão de seis hospitais federais do Rio de Janeiro.

O grupo vai se responsabilizar pelas compras de medicamentos e insumos, além da contratação de obras nas seis unidades federais. A atuação teve início nesta segunda e vai continuar por pelo menos 30 dias, podendo ser prorrogada.

O anúncio foi feito depois que uma reportagem do Fantástico evidenciou uma situação precária das unidades de referência no atendimento de alta complexidade, como tratamento de câncer, cardiologia e transplantes.

Os problemas passam aparelhos médicos quebrados, caixas de materiais vencidos ou danificados, como utensílios cirúrgicos e próteses ortopédicas, cujo valor passa dos R$ 20 milhões, e problemas nas redes elétricas e ar-condicionado, o que afeta o atendimento de pacientes.

Segundo o Ministério, o comitê vai garantir uma maior eficiência e controle na distribuição dos insumos, evitando falhas no abastecimento ou desperdícios. Atualmente, cada hospital tem autonomia quase total para a compra de insumos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo