CartaExpressa
Ministério da Saúde anuncia comitê para gerir hospitais federais no Rio
Anúncio foi feito depois que uma reportagem do Fantástico evidenciou uma situação precária das unidades


O Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira 18, a criação de um comitê temporário para fazer a gestão de seis hospitais federais do Rio de Janeiro.
O grupo vai se responsabilizar pelas compras de medicamentos e insumos, além da contratação de obras nas seis unidades federais. A atuação teve início nesta segunda e vai continuar por pelo menos 30 dias, podendo ser prorrogada.
O anúncio foi feito depois que uma reportagem do Fantástico evidenciou uma situação precária das unidades de referência no atendimento de alta complexidade, como tratamento de câncer, cardiologia e transplantes.
Os problemas passam aparelhos médicos quebrados, caixas de materiais vencidos ou danificados, como utensílios cirúrgicos e próteses ortopédicas, cujo valor passa dos R$ 20 milhões, e problemas nas redes elétricas e ar-condicionado, o que afeta o atendimento de pacientes.
Segundo o Ministério, o comitê vai garantir uma maior eficiência e controle na distribuição dos insumos, evitando falhas no abastecimento ou desperdícios. Atualmente, cada hospital tem autonomia quase total para a compra de insumos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Governo lança plano para combater fraudes no Bolsa Família e CadÚnico
Por CartaCapital
Lula realiza primeira reunião ministerial de 2024; ajuste na comunicação de ações do governo está na pauta
Por CartaCapital
‘Jornal Nacional’ e Ratinho despontam em distribuição de verba de publicidade no governo Lula
Por CartaCapital