Política
Lula sanciona a criação de política nacional para cuidar de pessoas com Alzheimer
A legislação prevê diretrizes sobre o diagnóstico precoce e o amparo a idosos carentes residentes em entidades de longa permanência


O presidente Lula (PT) sancionou nesta terça-feira 4 o projeto de lei que institui uma política nacional para cuidar de pessoas com Alzheimer e outras demências.
O texto, aprovado pelo Senado em 2021 e pela Câmara dos Deputados em maio deste ano, prevê a articulação de diversos setores, especialmente de áreas como saúde, previdência e assistência social, direitos humanos, educação e inovação tecnológica.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, participou da cerimônia de sanção do projeto, em Brasília. “Todos nós esperamos uma velhice saudável. Isso começa com a promoção da saúde muito cedo, mas sabemos do aumento da incidência de Alzheimer e de outras demências. Então, isso mostra o acerto de termos dessa política”, afirmou.
Após a sanção, Lula ressaltou, em publicação no X, que o Brasil tem uma população de mais de 30 milhões de idosos “que precisam de políticas públicas fortes de prevenção em saúde para ter uma velhice mais saudável”.
Caberá ao poder público orientar e conscientizar os prestadores de serviços de saúde sobre as doenças que causam a perda de funções cognitivas associadas a demência ou Alzheimer e a respeito da identificação de seus sinais em fases iniciais.
Os gestores do Sistema Único de Saúde terão também de incluir nos sistemas as notificações sobre a ocorrência da doença de Alzheimer e de outras demências, a fim de facilitar a disseminação de informação clínica e apoiar a pesquisa médica.
A nova lei também altera a legislação orgânica da assistência social para incluir a criação de programas de amparo aos idosos carentes residentes em entidades de longa permanência.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula viaja à Europa para cúpula do G7 na próxima semana
Por CartaCapital
O ‘recado’ de Lira sobre derrubar programa do governo Lula caso fracasse a taxação de compras
Por CartaCapital
Lula tenta encerrar greve e convoca reitores de universidades federais para reunião
Por Wendal Carmo