CartaExpressa
Governo suspende exames de HIV, aids e hepatites virais no SUS
Contrato com a empresa que realizava os procedimentos venceu em novembro passado; expectativa é retomar o serviço apenas em janeiro


O Ministério da Saúde suspendeu os exames de genotipagem no Sistema Único de Saúde (SUS) para pessoas que vivem com HIV, aids (a doença causada pelo vírus) e hepatites virais após o contrato com a empresa que realizava os procedimentos vencer em novembro. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo.
De acordo com a publicação, em outubro, a pasta chegou a realizar um pregão para buscar nova fornecedora do serviço. No entanto, o processo fracassou após a vencedora não anexar todos os documentos exigidos pelo edital.
O ministério prevê realizar novo pregão nesta terça-feira 8. Se houver vencedor, expectativa é retomar o serviço apenas em janeiro.
(Com informação da Agência Estado)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.