CartaExpressa
Fiocruz lança cartilha de cuidados para celebração da Páscoa
Comemoração deve ser feita apenas com familiares que morem na mesma casa, recomenda Fundação, devido ao alto potencial de contágio


Defronte a mais um feriado nacional com potencial para aglomerações entre famílias e amigos, a Fundação Oswaldo Cruz publicou a cartilha “Covid-19: preservar a vida é a melhor maneira de celebrar a Páscoa”.
“Com o aumento do contágio e mortes por Covid-19 em todo o país, feriados como a Páscoa, quando famílias costumam se reunir, tendem a se tornar causas de agravamento da pandemia.”, afirma a Fiocruz.
A orientação geral é para que as pessoas evitem encontrar familiares que moram em outras residências, já que, apesar dos cuidados recomendados para reuniões, todos estão “expostos a diferentes níveis de contato” em qualquer tipo de encontro.
Caso haja recepção de convidados, a cartilha dá orientações básicas sobre espaçamento entre pessoas, uso da máscara em todas as outras ocasiões fora do horário da refeição, disponibilidade de papel guardanapo nos banheiros (para evitar uso de toalhas) e ventilação no ambiente.
Confira o documento na íntegra.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.