Saúde
EUA aprova vacinas contra a Covid para crianças pequenas
O país se torna o primeiro a aprovar o uso de vacinas de RNA mensageiro para crianças a partir dos seis meses de idade


Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos autorizaram neste sábado as vacinas anticovid Pfizer e Moderna para crianças entre seis meses e cinco anos, algo que o presidente Joe Biden chamou de “passo monumental” na luta contra o vírus.
Os Estados Unidos tornam-se assim o primeiro país a aprovar o uso de vacinas de RNA mensageiro para crianças a partir dos seis meses de idade.
A Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos já havia autorizado seu uso emergencial para essa faixa etária na sexta-feira.
No entanto, também era necessária a autorização do CDC, principal órgão de saúde do país. Antes, apenas os maiores de cinco anos podiam ser vacinados.
“Sabemos que milhões de pais e tutores estão ansiosos para vacinar seus filhos pequenos e, com a decisão de hoje, agora é possível”, disse a diretora do CDC, Rochelle Walensky, em comunicado.
Após a luz verde da FDA, o governo dos EUA começou a distribuir milhões de doses da vacina em todo o país.
Biden prometeu aos pais que as consultas de vacinação poderiam ser agendadas já na próxima semana em hospitais, clínicas, farmácias e consultórios médicos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.