Saúde
Doria anuncia início da produção da Coronavac: ‘1 milhão de doses por dia’
Governador afirma que Instituto Butantan funcionará 24 horas por dia para acelerar produção do imunizante
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), informou nesta quinta-feira 10 que o Instituto Butantan iniciou na véspera a produção da vacina Coronavac, desenvolvida em parceria com o laboratório chinês Sinovac, com insumos que chegaram da China. O tucano classificou o momento como “histórico”.
“Para produzir a quantidade de vacinas que a urgência nos impõe, a fábrica do Butantan passa a funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana. Já autorizamos a contratação de mais 120 técnicos para reforçar a produção. Eles vão se juntar aos 245 já envolvidos na produção. Com isso, a capacidade de produção da vacina chegará a 1 milhão de doses por dia”, anunciou o governador.
Segundo ele, “não é só São Paulo que tem pressa, mas o povo brasileiro, que quer voltar à normalidade”. Doria também afirmou que São Paulo “estenderá as maõs” a estados e municípios que manifestem interesse pela Coronavac.
“12 estados e 912 municípios já manifestaram interesse formal na obtenção da vacina Coronavac. Reafirmo que o Instituto Butantan vai disponibilizar 4 milhões de doses da vacina para atender a trabalhadores da saúde [em outros estados]. Além de iniciarmos em 25 de janeiro a imunização conforme o Plano Estadual de Imunização, já apresentado”, reforçou o governador.
Doria ainda declarou que o Brasil “não pode ficar assistindo ao mundo iniciar a vacinação e aqui prosseguirmos em um debate interminável, o que nos coloca de braços cruzados”.
Após o pronunciamento do governador, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, apresentou na entrevista coletiva uma das primeiras doses da Coronavac produzidas em solo nacional:
Reprodução/Governo de SP
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.



