Política

Dias antes do colapso, prefeito de Manaus disse que iria distribuir ‘kit Covid’

‘Esse tratamento é justamente para que a doença não agrave’, afirmou. Não há comprovação de que remédios funcionem

Dias antes do colapso, prefeito de Manaus disse que iria distribuir ‘kit Covid’
Dias antes do colapso, prefeito de Manaus disse que iria distribuir ‘kit Covid’
(Foto: Reprodução/Facebook)
Apoie Siga-nos no

O prefeito de Manaus David Almeida (Avante) afirmou que irá seguir a cartilha indicada por Eduardo Pazuello, ministro da Saúde, e distribuir o “kit Covid” nos hospitais da capital do Amazonas – que passa por uma crise de abastecimento de oxigênio hospitalar e lotação nos leitos de pacientes com coronavírus.

A declaração foi dada na quarta-feira 13, dias antes do colapso da capital amazonense.

O kit contém medicamentos como azitromicina, invermectina e outras vitaminas que não têm comprovação científica de eficácia no tratamento da Covid-19.

“Esse tratamento é justamente para que a doença não agrave, que tem prescrição médica e que vamos estar nos próximos dias indicando para a população e fazendo a distribuição”, afirmou Almeida à CNN Brasil. 

Pazuello visitou o Amazonas nesta semana em face da situação caótica do estado em relação ao aumento de infecções e mortes. Uma de suas principais contestações foi a falta do uso do kit. Para o ministro, os remédios devem ser distribuídos em massa.

“A medicação pode e deve começar antes dos exames complementares. Caso o teste depois der negativo por alguma razão, reduz a medicação e tá ótimo, não vai matar ninguém, agora salvará no caso da Covid”, reforçou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo