Saúde

Covid avança em todas as regiões do Brasil, alerta Fiocruz

Rio de Janeiro, São Paulo e Paraíba são os estados com aumento mais acentuado até o momento

Covid avança em todas as regiões do Brasil, alerta Fiocruz
Covid avança em todas as regiões do Brasil, alerta Fiocruz
Foto: Raquel Portugal/Fiocruz
Apoie Siga-nos no

Um boletim divulgado pela Fiocruz nesta quarta-feira 23 aponta crescimento da Covid-19 entre os casos positivos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em estados de todas as regiões do País. 

Rio de Janeiro, São Paulo e Paraíba são os estados com aumento mais acentuado de registros da doença até o momento. Os dados se referem ao período de 13 a 19 de novembro, segundo o Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe, Sivep-Gripe.

O monitoramento aponta que o repique dos casos teve início entre o final de outubro e o começo de novembro. Devido ao claro cenário de aumento nas contaminações por Covid, o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, ressalta a importância de medidas de proteção. 

“Para diminuir a transmissão do vírus, é extremamente importante que a população retome o uso de máscaras adequadas em situações de maior exposição, como transporte público, locais fechados ou mal ventilados, aglomerações e nas unidades de saúde”, destaca Gomes. “Além disso, estar com a vacinação em dia é fundamental para diminuir o risco de agravamento da doença.”

O boletim indica que, além do crescimento da Covid-19, os casos de Influenza aumentaram no País. Em São Paulo, o vírus sincicial respiratório mantém presença expressiva nas crianças de 0 a 4 anos. Também há sinal de retomada do crescimento do VSR entre brasileiros dessa faixa etária no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo