Covid-19: Índia registra novo recorde de casos e é novo epicentro da pandemia

Uma pessoa morre a cada quatro minutos vítima da epidemia na região de Nova Délhi

Pessoas aguardam recarga de cilindros de oxigênio em Allahabad, na Índia. Foto: Sanjay Kanojia/AFP

Apoie Siga-nos no

A Índia registrou nas últimas 24 horas 376.786 novos casos de Covid-19. Os dados foram publicados neste sábado 24 pelo governo, batendo o recorde mundial diário de infecções.

 

 

O país vive a segunda onda epidêmica e os hospitais indianos, que recebem pouco financiamento público, buscam reforçar o estoque de oxigênio. Uma pessoa morre a cada quatro minutos vítima da epidemia na região de Nova Délhi, onde fica a capital econômica do país.

O governo enviou aviões militares e trens para encaminhar o produto para várias partes do país. Imagens divulgadas em vários canais de TV mostram caminhões chegando ao hospital de Batra, na capital. O estabelecimento havia enviado mensagens alertando para a disponibilidade de apenas 90 minutos de oxigênio hospitalar para seus 260 pacientes.


“Por favor, precisamos de ajuda para ter oxigênio. Senão haverá uma tragédia aqui”, disse o ministro encarregado da administração de Nova Déli, Arvind Kejriwal ao primeiro-ministro Narendra Modi, durante uma coletiva de imprensa.

A crise também é palpável em outras partes dos país, onde diversos hospitais alertaram para o estoque insuficiente de oxigênio hospitalar. Por isso, de acordo com a imprensa local, várias pessoas morreram recentemente nas cidades de Jaipur e Amristar, no noroeste do país.

 

Novo epicentro

A Índia ultrapassou nesta terça-feira 20 o recorde mundial de contaminações cotidianas, que tinha sido registrado nos Estados Unidos, com 297.430 casos detectados. O país se torna, dessa maneira, o novo epicentro da epidemia. O número de mortes diárias no país também explodiu, com 2.624 óbitos suplementares. O balanço total, desde o início da crise sanitária, é de 189.544 mortes.

O governo indiano havia estimado ter vencido a batalha contra o vírus em fevereiro, quando o número de contaminações se estabilizou. Especialistas em saúde pública estimam que o país flexibilizou cedo demais as medidas de prevenção durante o inverno, quando o número de novos casos detectados era de cerca de 10 mil diários.

Mas a aparição de uma cepa mais perigosa e contagiosa é tida como a principal razão da explosão do número de infecções. “Mesmo se houve um relaxamento no uso da máscara ou das medidas de distanciamento, é possível que a segunda onda tenha sido originada com a difusão de uma nova cepa, mais virulenta”, disse Vikram Patel, professor da Faculdade de Medicina de Harvard.

O chefe do programa de intervenção de emergência da Organização Mundial de Saúde, Mike Ryan, declarou “que seria difícil” diminuir a taxa de transmissão do vírus na Índia, mas o governo faria tudo para evitar os movimentos entre populações, o que para ele era essencial.

 

Alemanha classifica país como “zona de risco”

Neste sábado 24, a Alemanha classificou a Índia como uma área de alto risco a partir deste domingo 25, de acordo com o ministro alemão da Saúde, Jens Spahn.  A França também criou um protocolo rigoroso para os viajantes que vivem no país e chegarem ao aeroporto de Roissy.

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.