Saúde

Coronavírus: Brasil tem 1.891 casos e 34 mortes, diz Ministério

Estado de São Paulo contabiliza 30 mortes por coronavírus, seguido do Rio de Janeiro, com quatro

Foto: Oli Scarff/AFP
Apoie Siga-nos no

*Atualizado às 20h45

O Ministério da Saúde atualizou, na tarde desta segunda-feira 23, o número de casos confirmados de coronavírus no País, que alcançou 1891 pessoas. Os óbitos também aumentaram de um dia para outro, e passaram para 34 vítimas fatais, a maioria ainda em São Paulo – que registra o maior número de casos da doença.

O estado mais afetado segue sendo São Paulo, com 745 casos e 30 mortes. O Rio de Janeiro, que soma 233 casos, registrou a sua quarta morte também nesta segunda-feira 23, na capital fluminense.

A vítima, uma mulher de 58 anos, residente na capital do estado, tinha comorbidades, segundo a pasta. É a quarta vítima fatal pelo coronavírus no Rio de Janeiro. Os outros três óbitos foram registrados em Miguel Pereira, Niterói e Petrópolis. Todas as vítimas eram idosas e apresentavam comorbidades, sendo classificadas como grupo de risco para a Covid-19.

O Rio de Janeiro tem ao todo 233 casos confirmados, até o momento, distribuídos da seguinte maneira:  Rio de Janeiro (212), Niterói(10), Petrópolis(3), São Gonçalo (3), Barra Mansa (1), Guapimirim (1), Miguel Pereira (1), Exterior (2). O Ceará também teve um aumento expressivo em seus casos e soma 163. Confira a lista completa abaixo:

(Imagem: Ministério da Saúde)

Em contagem paralela atualizada na noite desta segunda-feira 23, as secretarias de saúde estaduais contabilizaram 1.941 casos em todos os estados e no Distrito Federal. De acordo com este levantamento, São Paulo (745), Rio de Janeiro (233) e Ceará (164) são os estados mais afetados pela doença.

A capital paulista, aliás, anunciou que irá realizar 2 mil testes diários para trabalhar mais rápido com as orientações de isolamento e contenção da pandemia. A medida terá o apoio de 17 laboratórios da Universidade de São Paulo e passará a funcionar a partir da quarta-feira 25. “A ordem é testar, testar e testar”, declarou o governador João Doria.

Na terça-feira 24, todo o estado de SP estará sob quarentena oficial – sendo obrigatório o fechamento de comércios não essenciais. Mercados, farmácias e postos de gasolina continuam em operação.

No cenário global, já foram registrados mais de 372 mil casos da Covid-19, que teve epicentro inicial em Wuhan, na China – cidade que, aos poucos, deve voltar ao normal após o país não registrar, há alguns dias, casos de transmissão comunitária. Mais de 16 mil pessoas já morreram em decorrência da doença, e outras 100 mil se recuperaram após terem sido infectadas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo